Anterior

A FACULDADE CEPRN

Não existe ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem ensino.

260
Responsabilidade Social
155
Infraestrutura Moderna
115
Inovação e Atualização
135
Excelência Acadêmica
ceprn

A história da Faculdade CEPRN estará alicerçada na experiência acumulada do mantenedor do Centro de Ensino Profissionalizante do Rio Grande do Norte (CEPRN) que sempre teve como visão principal a impossibilidade do desenvolvimento local e regional de inserção social senão por meio da educação. Nesse contexto, desde o ano de 2005, o mantenedor tem ofertado à sociedade do município de Natal e dos demais municípios circunvizinhos uma educação técnica-profissional inclusiva e de qualidade.

O CEPRN sempre teve como finalidade primordial capacitar e/ou habilitar profissionais da área da saúde, seguindo seus princípios de responsabilidade socioeducacional, dignidade e profissionalismo. A Instituição de Ensino vem procurando, ao longo de quase vinte anos, aprimorar e adequar seus cursos às demandas societais e às inovações educacionais. Além de prezar pela qualidade, acompanha a evolução da ciência e tecnologia, mantendo cursos profissionalizantes em vários níveis, cumprindo às exigências dos Sistemas de Ensino e da Saúde aos quais se encontra vinculado. Tem firme compromisso com a cidadania e a emancipação das pessoas, e a consolidação de valores éticos, sociais, culturais e profissionais. E esse compromisso direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos técnicos que já oferece enquanto Escola Técnica.

A escola, acreditando na força transformadora da ciência e nas avançadas tecnologias da informação e comunicação para a realização das potencialidades humanas, assumiu um compromisso social com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte e da Região Nordeste. O CEPRN é hoje a maior referência no estado do Rio Grande do Norte em ensino de qualidade na área de Radiologia Técnica e Saúde e de Segurança no Trabalho. Destacando-se como a única Instituição de Ensino em oferecer cursos de aperfeiçoamentos nas áreas de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Hemodinâmica, Mamografia e Extensão em Imobilização Ortopédica. Ressalta-se que, atualmente, a Instituição de Ensino oferta os seguintes cursos técnicos: Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Estética, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Cuidados de Idosos, Técnico em Informática Básica.

Nesse contexto, a escola tem seu reconhecimento construído historicamente, no município de Natal e no estado do Rio Grande do Norte, por ofertar uma educação profissional-tecnológica inclusiva e de qualidade em conformidade com práticas inovadoras de aprendizagem e de gestão educacionais, respeito à pluralidade, cuidado e valorização das pessoas e compromisso, em transformar a realidade social dos mais necessitados por meio da educação.

Portanto, o advento da Faculdade CEPRN resultará numa instituição formadora de profissionais e gestora de conhecimentos, preocupada com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa, para levar as inovações tecno-científicas para os mais distintos segmentos da sociedade, estimulando novos nichos do mercado, sempre em acordo com as demandas e o contexto em que está inserida. Desse modo, um planejamento com especial atenção para as peculiaridades próprias do contexto local e/ou regional que apresenta cenários diversificados seja no estado do RN ou na região Nordeste, é condição fundamental para a concepção de uma Faculdade sediada localmente na cidade de Natal, capital do estado.

Ressalta-se que a IES valoriza a arte, a cultura e a produção artística local representada por 06 (seis) painéis em grafite, expondo aos discentes, docentes, corpo técnico e sociedade local uma variedade de resgate de culturas, tradições e perspectivas. Isso promove um momento de reviver e de apreciar diferenças culturais, por meio de um olhar sobre a educação e a sensibilização, buscando promover a empatia e o respeito, auxiliando na mitigação de estereótipos e preconceitos, buscando promover um espaço de religação entre ciência, arte e inclusão. A construção da inspiração criativa das telas foi conduzida por um grupo artistas plásticos norte-rio-grandense através da contribuição via formulário online do grupo de gestores, coordenadores de curso, docentes e representantes da sociedade civil. A consumação da arte rememora artistas locais, cultura e tradições do estado do Rio Grande do Norte.

Não podemos jamais deixar de lutar por uma educação que realmente nos humanize e que, ao mesmo tempo, nos permita descobrir a nossa própria capacidade de aprender, de ensinar e de nos tornarmos protagonistas da nossa própria história. A educação deve ser um ato de amor e de coragem, onde o diálogo e a reflexão crítica se tornam instrumentos de transformação.

Paulo Freire