Anterior

LICENCIATURA em PEDAGOGIA

Formando Educadores para Transformar Vidas

Refletindo a seriedade do trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Ensino Profissionalizante do RN (CEPRN) há quase 20 anos em prol da capacitação e habilitação de profissionais da área da saúde, por meio da oferta de cursos profissionais técnicos, a Faculdade CEPRN terá por missão: Formar e educar profissionais qualificados de maneira integral, seguindo os princípios de responsabilidade social e ambiental, ética, dignidade, compromisso, profissionalismo, modernidade e inovação, proporcionando uma experiência educacional superior pautada na evolução da ciência e da tecnologia.

A Faculdade CEPRN terá como visão: Ser reconhecida como uma instituição de ensino superior de referência local, regional e nacional pela excelência na formação de profissionais integralmente preparados nas áreas de educação e saúde, construindo, adotando e difundindo conhecimentos e práticas inovadores inspirados cientificamente e por princípios comprometidos com a construção de uma sociedade convivial, ética, sustentável e, sobretudo, na perspectiva da transformação onmilateral.

O trabalho a ser desenvolvido pela Faculdade CEPRN se fundamentará em valores como:

– Ética: Porque constitui um imperativo, um dever, uma exigência moral a ser difundida rumo à transformação onmilateral para uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa;

– Diversidade: Porque contempla a qualidade do que é diverso, religando diferenças e semelhanças que definem as pessoas, tornando-as únicas em relação à etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade;

– Dignidade: Porque garante uma existência humana mais adequada, virtuosa, honrada em termos materiais e espirituais, digna, essência de humanidade;

– Compromisso: Porque contempla o pluralismo da justificação, articulando argumentos aos quais as pessoas recorrem quando colocados em situação de desafios ou conflitos;

– Profissionalismo: Porque valoriza a filosofia do trabalho, uma concepção ética do ofício, visando constantemente a excelência, a marca registrada de grandes nomes e organizações de sucesso;

– Modernidade: Porque considera as caracterizas da realidade espacial, social, cultural e econômica do período atual vigente, sem desconsiderar relações, instituições e identidades mais fixas e permanentes;

– Inovação: Porque implementa ideias ou melhorias que geram valores para os negócios, constituindo-se numa razão fulcral para o desenvolvimento social pela educação;

– Sustentabilidade: Porque compreende o desenvolvimento econômico contemporâneo alicerçado na valorização da natureza, difundindo meios de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer gerações futuras;

– Excelência: Porque almeja à ideia de melhor, constituindo-se, portanto, numa busca permanente em tudo o que fazemos.

PROFESSORES

TITULAÇÃO

André Menezes de Jesus

Mestre

Bruno Leonardo Bezerra da Silva

Doutor

Emanuella de Aragão Tavares

Doutora

Débora Suzane de Araújo Faria

Mestre

Diogo Bernardino Santos de Medeiros

Mestre

Edilma Costa Negreiros Vasconcelos

Mestre

Heles Cristina Ferreira de Souza

Doutora

Jordana Tavares de Lira

Mestre

Leci Martins Menezes Reis

Doutora

Luciana Medeiros da Cunha

Doutora

Maria Raimunda Matos Prado

Doutora

Telma Maria de Freitas Araújo

Doutora

Tiago Caian de Assis Silva

Mestre

Ticiana Patrícia da Silveira Cunha Coutinho

Doutora

Valdenildo Pedro da Silva

Doutor

SE-

MES-

TRE

UNIDADE CURRICULAR

DISTRIBUIÇÃO DAS CARGAS HORÁRIAS (CH)

CH TOTAL

CH TEÓRICA

CH PRÁTICA

CH EXTEN-SÃO

CH TC

CH ECS

1

Fundamentos da Educação

60

 

 

 

 

60

Filosofia da Educação

60

 

 

 

 

60

Introdução à Pedagogia

40

20

 

 

 

60

Políticas Públicas em Educação

40

20

 

 

 

60

Aspectos Socioantropológicos da Educação

60

 

 

 

 

60

Estágio Curricular Supervisionado I (Observação)

 

0

  

40

40

Atividades Acadêmicas de Extensão I

 

 

40

 

 

40

SUBTOTAL

260

40

40

 0

40 

380

2

Ciências Ambientais e Sustentabilidade

40

 

 

 

 

40

Leitura e Produção de Textos Científicos

30

10

 

 

 

40

Psicologia da Aprendizagem

40

 

 

 

 

40

Língua Brasileira de Sinais – Libras

30

30

 

 

 

60

História da Educação

20

20

 

 

 

40

Inteligência Emocional

40

 

 

 

 

40

Organização e Legislação da Educação

40

20

 

 

 

60

Atividades Acadêmicas de Extensão II

 

 

40

 

 

40

SUBTOTAL

240

80

40

 0

 0

360

3

Didática Geral e Formação Docente

40

20

 

 

 

60

Metodologia da Pesquisa Científica em Educação

40

 

 

 

 

40

Estudos Psicossociais sobre a Educação Infantil

60

 

 

 

 

60

Alfabetização e Letramento

40

20

 

 

 

60

Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos Inovadores

40

20

 

 

 

60

Educação Infantil: Organização e Práticas Educativas

40

20

 

 

 

60

Estágio Curricular Supervisionado II (Observação)

    

60

60

Atividades Acadêmicas de Extensão III

 

 

40

 

 

40

SUBTOTAL

260

80

40

60 

440

4

Educação Popular: Fundamentos e Métodos

40

 

 

 

 

40

Filosofia e Ética 

40

 

 

 

 

40

Metodologia do Ensino da Matemática

40

20

 

 

 

60

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

40

20

 

 

 

60

Psicomotricidade e Aprendizagem

40

20

 

 

 

60

Práticas Pedagógicas Integradoras I

 

60

 

 

 

60

Atividades Acadêmicas de Extensão IV

 

 

40

 

 

40

SUBTOTAL

200

120

40

 0

 0

360

5

Avaliação Educacional e da Aprendizagem

40

20

 

 

 

60

Metodologia do Ensino de História

40

20

 

 

 

60

Metodologia do Ensino de Ciências

40

20

 

 

 

60

Metodologia do Ensino de Geografia

40

20

 

 

 

60

Estágio Curricular Supervisionado III (Docência na Educação Infantil)

 

 

 

 

100

100

Atividades Acadêmicas de Extensão V

 

 

40

 

 

40

Eletiva I

40

 

 

 

 

40

SUBTOTAL

200

80

40

 0

100

420

6

Educação Especial e Inclusiva: Teoria e Prática

20

20

 

 

 

40

Literatura Infantil e Pedagogia da Recreação e Lazer

60

 

 

 

 

60

Educação em Direitos Humanos

20

20

 

 

 

40

Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Métodos

40

20

 

 

 

60

Gestão Educacional

20

20

 

 

 

40

Práticas Pedagógicas Integradoras II

 

60

 

 

 

60

Atividades Acadêmicas de Extensão VI

 

 

40

 

 

40

SUBTOTAL

160

140

40

 0

0

340

 

Optativa I*

[40]

 

 

 

 

[40]

7

Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas aplicadas à Aprendizagem

40

20

 

 

 

60

Metodologia do Ensino da Arte

40

20

 

 

 

60

Trabalho de Curso I

 

 

 

40

 

40

Estágio Curricular Supervisionado IV (Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental)

 

 

 

 

100

100

Atividades Acadêmicas de Extensão VII

 

 

40

 

 

40

Eletiva II

40

 

 

 

 

40

SUBTOTAL

120

40

40

40

100

340

8

Educação das Relações Étnicos Raciais

40

20

 

 

 

60

Cultura Organizacional e Educação

40

20

 

 

 

60

Andragogia e Educação Profissional

40

 

 

 

 

40

Tópicos Especiais em Educação

40

 

 

 

 

40

Práticas Pedagógicas Integradoras III

 

60

 

 

 

60

Trabalho de Curso II

 

 

 

40

 

40

Estágio Curricular Supervisionado V (Educação Especial e Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos – EJA)

 

 

 

 

100

100

Atividades Acadêmicas de Extensão VIII

 

 

40

 

 

40

SUBTOTAL

160

100

40

40

100

440

Optativa II*

[40]

 

 

 

 

[40]

Atividades Complementares Teórico-Práticas**

120

120

CH TOTAL

1.600

680

320

80

400

3.200