LICENCIATURA em PEDAGOGIA
Formando Educadores para Transformar Vidas
Refletindo a seriedade do trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Ensino Profissionalizante do RN (CEPRN) há quase 20 anos em prol da capacitação e habilitação de profissionais da área da saúde, por meio da oferta de cursos profissionais técnicos, a Faculdade CEPRN terá por missão: Formar e educar profissionais qualificados de maneira integral, seguindo os princípios de responsabilidade social e ambiental, ética, dignidade, compromisso, profissionalismo, modernidade e inovação, proporcionando uma experiência educacional superior pautada na evolução da ciência e da tecnologia.
A Faculdade CEPRN terá como visão: Ser reconhecida como uma instituição de ensino superior de referência local, regional e nacional pela excelência na formação de profissionais integralmente preparados nas áreas de educação e saúde, construindo, adotando e difundindo conhecimentos e práticas inovadores inspirados cientificamente e por princípios comprometidos com a construção de uma sociedade convivial, ética, sustentável e, sobretudo, na perspectiva da transformação onmilateral.
O trabalho a ser desenvolvido pela Faculdade CEPRN se fundamentará em valores como:
– Ética: Porque constitui um imperativo, um dever, uma exigência moral a ser difundida rumo à transformação onmilateral para uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa;
– Diversidade: Porque contempla a qualidade do que é diverso, religando diferenças e semelhanças que definem as pessoas, tornando-as únicas em relação à etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade;
– Dignidade: Porque garante uma existência humana mais adequada, virtuosa, honrada em termos materiais e espirituais, digna, essência de humanidade;
– Compromisso: Porque contempla o pluralismo da justificação, articulando argumentos aos quais as pessoas recorrem quando colocados em situação de desafios ou conflitos;
– Profissionalismo: Porque valoriza a filosofia do trabalho, uma concepção ética do ofício, visando constantemente a excelência, a marca registrada de grandes nomes e organizações de sucesso;
– Modernidade: Porque considera as caracterizas da realidade espacial, social, cultural e econômica do período atual vigente, sem desconsiderar relações, instituições e identidades mais fixas e permanentes;
– Inovação: Porque implementa ideias ou melhorias que geram valores para os negócios, constituindo-se numa razão fulcral para o desenvolvimento social pela educação;
– Sustentabilidade: Porque compreende o desenvolvimento econômico contemporâneo alicerçado na valorização da natureza, difundindo meios de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer gerações futuras;
– Excelência: Porque almeja à ideia de melhor, constituindo-se, portanto, numa busca permanente em tudo o que fazemos.
PROFESSORES | TITULAÇÃO |
André Menezes de Jesus | Mestre |
Bruno Leonardo Bezerra da Silva | Doutor |
Emanuella de Aragão Tavares | Doutora |
Débora Suzane de Araújo Faria | Mestre |
Diogo Bernardino Santos de Medeiros | Mestre |
Edilma Costa Negreiros Vasconcelos | Mestre |
Heles Cristina Ferreira de Souza | Doutora |
Jordana Tavares de Lira | Mestre |
Leci Martins Menezes Reis | Doutora |
Luciana Medeiros da Cunha | Doutora |
Maria Raimunda Matos Prado | Doutora |
Telma Maria de Freitas Araújo | Doutora |
Tiago Caian de Assis Silva | Mestre |
Ticiana Patrícia da Silveira Cunha Coutinho | Doutora |
Valdenildo Pedro da Silva | Doutor |
SE- MES- TRE | UNIDADE CURRICULAR | DISTRIBUIÇÃO DAS CARGAS HORÁRIAS (CH) | CH TOTAL | ||||
CH TEÓRICA | CH PRÁTICA | CH EXTEN-SÃO | CH TC | CH ECS | |||
1 | Fundamentos da Educação | 60 |
|
|
|
| 60 |
Filosofia da Educação | 60 |
|
|
|
| 60 | |
Introdução à Pedagogia | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Políticas Públicas em Educação | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Aspectos Socioantropológicos da Educação | 60 |
|
|
|
| 60 | |
Estágio Curricular Supervisionado I (Observação) | 0 | 40 | 40 | ||||
Atividades Acadêmicas de Extensão I |
|
| 40 |
|
| 40 | |
SUBTOTAL | 260 | 40 | 40 | 0 | 40 | 380 | |
2 | Ciências Ambientais e Sustentabilidade | 40 |
|
|
|
| 40 |
Leitura e Produção de Textos Científicos | 30 | 10 |
|
|
| 40 | |
Psicologia da Aprendizagem | 40 |
|
|
|
| 40 | |
Língua Brasileira de Sinais – Libras | 30 | 30 |
|
|
| 60 | |
História da Educação | 20 | 20 |
|
|
| 40 | |
Inteligência Emocional | 40 |
|
|
|
| 40 | |
Organização e Legislação da Educação | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Atividades Acadêmicas de Extensão II |
|
| 40 |
|
| 40 | |
SUBTOTAL | 240 | 80 | 40 | 0 | 0 | 360 | |
3 | Didática Geral e Formação Docente | 40 | 20 |
|
|
| 60 |
Metodologia da Pesquisa Científica em Educação | 40 |
|
|
|
| 40 | |
Estudos Psicossociais sobre a Educação Infantil | 60 |
|
|
|
| 60 | |
Alfabetização e Letramento | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos Inovadores | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Educação Infantil: Organização e Práticas Educativas | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Estágio Curricular Supervisionado II (Observação) | 60 | 60 | |||||
Atividades Acadêmicas de Extensão III |
|
| 40 |
|
| 40 | |
SUBTOTAL | 260 | 80 | 40 | 0 | 60 | 440 | |
4 | Educação Popular: Fundamentos e Métodos | 40 |
|
|
|
| 40 |
Filosofia e Ética | 40 |
|
|
|
| 40 | |
Metodologia do Ensino da Matemática | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Psicomotricidade e Aprendizagem | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Práticas Pedagógicas Integradoras I |
| 60 |
|
|
| 60 | |
Atividades Acadêmicas de Extensão IV |
|
| 40 |
|
| 40 | |
SUBTOTAL | 200 | 120 | 40 | 0 | 0 | 360 | |
5 | Avaliação Educacional e da Aprendizagem | 40 | 20 |
|
|
| 60 |
Metodologia do Ensino de História | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Metodologia do Ensino de Ciências | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Metodologia do Ensino de Geografia | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Estágio Curricular Supervisionado III (Docência na Educação Infantil) |
|
|
|
| 100 | 100 | |
Atividades Acadêmicas de Extensão V |
|
| 40 |
|
| 40 | |
Eletiva I | 40 |
|
|
|
| 40 | |
SUBTOTAL | 200 | 80 | 40 | 0 | 100 | 420 | |
6 | Educação Especial e Inclusiva: Teoria e Prática | 20 | 20 |
|
|
| 40 |
Literatura Infantil e Pedagogia da Recreação e Lazer | 60 |
|
|
|
| 60 | |
Educação em Direitos Humanos | 20 | 20 |
|
|
| 40 | |
Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Métodos | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Gestão Educacional | 20 | 20 |
|
|
| 40 | |
Práticas Pedagógicas Integradoras II |
| 60 |
|
|
| 60 | |
Atividades Acadêmicas de Extensão VI |
|
| 40 |
|
| 40 | |
SUBTOTAL | 160 | 140 | 40 | 0 | 0 | 340 | |
| Optativa I* | [40] |
|
|
|
| [40] |
7 | Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas aplicadas à Aprendizagem | 40 | 20 |
|
|
| 60 |
Metodologia do Ensino da Arte | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Trabalho de Curso I |
|
|
| 40 |
| 40 | |
Estágio Curricular Supervisionado IV (Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental) |
|
|
|
| 100 | 100 | |
Atividades Acadêmicas de Extensão VII |
|
| 40 |
|
| 40 | |
Eletiva II | 40 |
|
|
|
| 40 | |
SUBTOTAL | 120 | 40 | 40 | 40 | 100 | 340 | |
8 | Educação das Relações Étnicos Raciais | 40 | 20 |
|
|
| 60 |
Cultura Organizacional e Educação | 40 | 20 |
|
|
| 60 | |
Andragogia e Educação Profissional | 40 |
|
|
|
| 40 | |
Tópicos Especiais em Educação | 40 |
|
|
|
| 40 | |
Práticas Pedagógicas Integradoras III |
| 60 |
|
|
| 60 | |
Trabalho de Curso II |
|
|
| 40 |
| 40 | |
Estágio Curricular Supervisionado V (Educação Especial e Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos – EJA) |
|
|
|
| 100 | 100 | |
Atividades Acadêmicas de Extensão VIII |
|
| 40 |
|
| 40 | |
SUBTOTAL | 160 | 100 | 40 | 40 | 100 | 440 | |
Optativa II* | [40] |
|
|
|
| [40] | |
Atividades Complementares Teórico-Práticas** | 120 | 120 | |||||
CH TOTAL | 1.600 | 680 | 320 | 80 | 400 | 3.200 |

FACULDADE CEPRN
LICENCIATURA em PEDAGOGIA
Faça parte de um ambiente de aprendizado dinâmico e conquiste o seu lugar no mercado com o nosso curso.