BACHAREL em FARMÁCIA
Construindo Saúde e Bem-Estar para a Sociedade
Refletindo a seriedade do trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Ensino Profissionalizante do RN (CEPRN) há quase 20 anos em prol da capacitação e habilitação de profissionais da área da saúde, por meio da oferta de cursos profissionais técnicos, a Faculdade CEPRN terá por missão: Formar e educar profissionais qualificados de maneira integral, seguindo os princípios de responsabilidade social e ambiental, ética, dignidade, compromisso, profissionalismo, modernidade e inovação, proporcionando uma experiência educacional superior pautada na evolução da ciência e da tecnologia.
A Faculdade CEPRN terá como visão: Ser reconhecida como uma instituição de ensino superior de referência local, regional e nacional pela excelência na formação de profissionais integralmente preparados nas áreas de educação e saúde, construindo, adotando e difundindo conhecimentos e práticas inovadores inspirados cientificamente e por princípios comprometidos com a construção de uma sociedade convivial, ética, sustentável e, sobretudo, na perspectiva da transformação onmilateral.
O trabalho a ser desenvolvido pela Faculdade CEPRN se fundamentará em valores como:
– Ética: Porque constitui um imperativo, um dever, uma exigência moral a ser difundida rumo à transformação onmilateral para uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa;
– Diversidade: Porque contempla a qualidade do que é diverso, religando diferenças e semelhanças que definem as pessoas, tornando-as únicas em relação à etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade;
– Dignidade: Porque garante uma existência humana mais adequada, virtuosa, honrada em termos materiais e espirituais, digna, essência de humanidade;
– Compromisso: Porque contempla o pluralismo da justificação, articulando argumentos aos quais as pessoas recorrem quando colocados em situação de desafios ou conflitos;
– Profissionalismo: Porque valoriza a filosofia do trabalho, uma concepção ética do ofício, visando constantemente a excelência, a marca registrada de grandes nomes e organizações de sucesso;
– Modernidade: Porque considera as caracterizas da realidade espacial, social, cultural e econômica do período atual vigente, sem desconsiderar relações, instituições e identidades mais fixas e permanentes;
– Inovação: Porque implementa ideias ou melhorias que geram valores para os negócios, constituindo-se numa razão fulcral para o desenvolvimento social pela educação;
– Sustentabilidade: Porque compreende o desenvolvimento econômico contemporâneo alicerçado na valorização da natureza, difundindo meios de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer gerações futuras;
– Excelência: Porque almeja à ideia de melhor, constituindo-se, portanto, numa busca permanente em tudo o que fazemos.
PROFESSOR | TITULAÇÃO |
ALLANNY ALVES FURTADO | DOUTORADO |
ALESSANDRA DANIELLE DA SILVA | DOUTORADO |
ANA PAULA FERREIRA COSTA | DOUTORADO |
ELIZABETH CRISTINA GOMES DOS SANTOS | DOUTORADO |
EMMANUEL LIEVIO DE LIMA VERAS | DOUTORADO |
EMANUELLA DE ARAGÃO TAVARES | DOUTORADO |
FIAMMA GLAUCIA DA SILVA | MESTRADO |
FRANCISCO DE ASSIS BEZERRA NETO | MESTRADO |
LARISSA MARINA PEREIRA | DOUTORADO |
MANOELA TORRES DO RÊGO | DOUTORADO |
RENATO DANTAS DE MEDEIROS | DOUTORADO |
RENATO CÉSAR DE AZEVEDO RIBEIRO | MESTRADO |
ROMEIKA CARLA FERREIRA DE SENA | DOUTORADO |
STELLA MARIA ANDRADE GOMES BARRETO | DOUTORADO |
SEMESTRE | EIXO TEMÁTICO | UNIDADE CURRICULAR | DISTRIBUIÇÃO DAS CARGAS HORÁRIAS | CH TOTAL | ||||
CH TEÓRICA | CH PRÁTICA | CH EXTEN-SÃO | CH TC | CH ECS | ||||
1 | Aspectos Morfofuncionais | Bases Celulares e Moleculares I | 30 | 30 |
|
|
| 60 |
Organização Morfofuncional I (OMF I) | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Cálculos Aplicados à Farmácia e Preparo de Soluções | 40 | 20 |
|
|
| 60 | ||
Biossegurança e Qualidade em Saúde | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Introdução à Farmácia | 40 |
|
|
|
| 40 | ||
Atividades Acadêmicas de Extensão Curricular I |
|
| 40 |
|
| 40 | ||
SUBTOTAL | 170 | 110 | 40 |
| 320 | |||
2 | Aspectos Morfofuncionais e Elementos Humanísticos | Bases Celulares e Moleculares II | 30 | 30 |
|
|
| 60 |
Organização Morfofuncional II (OMF II) | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Ciências Ambientais e Sustentabilidade | 40 |
|
|
|
| 40 | ||
Leitura e Produção de Textos Científicos | 30 | 10 |
|
|
| 40 | ||
Inteligência Emocional, Comunicação e Relação Interpessoal | 30 | 10 |
|
|
| 40 | ||
Atividades Acadêmicas de Extensão Curricular II |
|
| 40 |
|
| 40 | ||
SUBTOTAL | 160 | 80 | 40 |
|
| 280 | ||
3 | Aspectos Morfofuncionais e Fisiopatológicos | Processos Patológicos Gerais | 20 | 20 |
|
|
| 40 |
Microbiologia e Imunologia | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Bioestatística e Epidemiologia Geral | 20 | 20 |
|
|
| 40 | ||
Farmacologia e Toxicologia Geral | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Química Geral e Inorgânica | 20 | 20 |
|
|
| 40 | ||
Parasitologia e Virologia | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Estágio Curricular Supervisionado I (Farmácia Comunitária) | 40 | 40 | ||||||
Atividades Acadêmicas de Extensão Curricular III |
|
| 40 |
|
| 40 | ||
SUBTOTAL | 150 | 150 | 40 |
| 40 | 380 | ||
4 | Perspectivas das Práticas Farmacêuticas no Processo Saúde-Doença (Introdução) | Físico-Química | 30 | 30 |
|
|
| 60 |
Fundamentos da Bioquímica | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Química Analítica Qualitativa e Quantitativa | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Química Orgânica | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Química de Medicamentos | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Estágio Curricular Supervisionado II (Farmácia Comunitária) | 40 | 40 | ||||||
Atividades Acadêmicas de Extensão Curricular IV |
|
| 40 |
|
| 40 | ||
SUBTOTAL | 150 | 150 | 40 |
| 40 | 380 | ||
5 | Perspectivas das Práticas Farmacêuticas no Processo Saúde-Doença | Análise Instrumental Farmacêutica | 20 | 20 |
|
|
| 40 |
Botânica de Plantas Medicinais | 40 | 20 |
|
|
| 60 | ||
Química e Farmacologia de Produtos Naturais | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Farmacodinâmica I | 20 | 20 |
|
|
| 40 | ||
Farmacotécnica I | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Biotecnologia Farmacêutica | 30 | 10 |
|
|
| 40 | ||
Metodologia da Pesquisa Científica | 40 |
|
|
|
| 40 | ||
Estágio Curricular Supervisionado III (Farmácia Comunitária) | 40 | 40 | ||||||
Atividades Acadêmicas de Extensão Curricular V |
|
| 40 |
|
| 40 | ||
SUBTOTAL | 210 | 130 | 40 |
| 40 | 420 | ||
6 | Perspectivas das Práticas Farmacêuticas no Processo Saúde-Doença | Cosmetologia | 40 | 20 |
|
|
| 60 |
Farmacognosia | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Assistência Farmacêutica Comunitária e Hospitalar | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Farmacodinâmica II | 20 | 20 |
|
|
| 40 | ||
Farmacotécnica II | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Estágio Curricular Supervisionado IV (Farmácia Comunitária) |
|
|
|
| 80 | 80 | ||
Atividades Acadêmicas de Extensão Curricular VI |
|
| 40 |
|
| 40 | ||
Eletiva I | 40 |
|
|
|
| 40 | ||
SUBTOTAL | 190 | 130 | 40 |
| 80 | 440 | ||
7 | Integralização da Assistência Farmacêutica no Contexto do SUS (Alimentos) | Tópicos em Análises Clínicas | 30 | 30 |
|
|
| 60 |
Bromatologia e Tecnologia de Alimentos | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Microbiologia clínica e Controle de Qualidade de Alimentos Industrializados | 30 | 30 |
|
|
| 60 | ||
Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância e Políticas Públicas de Saúde | 40 |
|
|
|
| 40 | ||
Estágio Curricular Supervisionado V (Área de Produção e Controle de Qualidade de Alimentos Industrializados) |
|
|
|
| 120 | 120 | ||
Atividades de Extensão Curricular VII |
|
| 40 |
| 40 | |||
Eletiva II | 40 |
|
|
| 40 | |||
SUBTOTAL | 170 | 90 | 40 |
| 120 | 420 | ||
8 | Integralização da Assistência Farmacêutica no Contexto do SUS | Bioquímica Clínica | 30 | 30 |
|
| 60 | |
Hematologia e Citologia Clínica | 30 | 30 |
|
| 60 | |||
Farmacotécnica Homeopática | 20 | 20 |
|
| 40 | |||
Economia e Administração de Empresas Farmacêuticas | 40 |
|
| 40 | ||||
Farmácia Clínica I | 30 | 30 |
|
| 60 | |||
Estágio Curricular Supervisionado VI (Área de Análises Clínicas, Genética e Toxicológicas) |
|
|
|
| 120 | 120 | ||
Atividades de Extensão Curricular VIII |
|
| 40 |
|
| 40 | ||
SUBTOTAL | 150 | 110 | 40 |
| 120 | 420 | ||
Optativa I* | [40] |
|
|
|
| [40] | ||
9 | Integralização da Assistência Farmacêutica no Contexto do SUS | Farmácia Clínica II | 30 | 30 |
|
|
| 60 |
Fitoterapia | 20 | 20 |
|
|
| 40 | ||
Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos | 20 | 20 |
|
|
| 40 | ||
Tecnologia Farmacêutica e da Informação | 20 | 20 |
|
|
| 40 | ||
Trabalho de Conclusão Curso – TCC I |
|
|
| 60 |
| 60 | ||
Estágio Curricular Supervisionado VII (Área de Fármacos, Cosméticos e Medicamentos) |
|
|
|
| 200 | 200 | ||
Atividades de Extensão Curricular IX |
|
| 40 |
|
| 40 | ||
SUBTOTAL | 90 | 90 | 40 | 60 | 200 | 480 | ||
Optativa II* | [40] |
|
|
|
| [40] | ||
10 | Integralização da Assistência Farmacêutica no Contexto do SUS e o Emprego da Pesquisa | Semiologia, Anamnese e Prescrição Farmacêutica Inteligente | 40 | 40 |
|
|
| 80 |
Atenção Farmacêutica ao Paciente (Indivíduo, Família e Comunidade) | 20 | 20 |
|
|
| 40 | ||
Trabalho de Conclusão Curso – TCC II |
|
|
| 60 |
| 60 | ||
Estágio Curricular Supervisionado VIII (Assistência Farmacêutica) |
|
|
|
| 80 | 80 | ||
Estágio Curricular Supervisionado IX (Eletivo) |
|
|
|
| 80 | 80 | ||
Atividades de Extensão Curricular X |
|
| 40 |
|
| 40 | ||
SUBTOTAL | 60 | 60 | 40 | 60 | 160 | 380 | ||
Optativa III* | [40] |
|
|
|
| [40] | ||
Atividades Complementares** | 80 | 80 | ||||||
CH TOTAL | 1500 | 1100 | 400 | 120 | 800 | 4000 |

FACULDADE CEPRN
BACHAREL em FARMÁCIA
Faça parte de um ambiente de aprendizado dinâmico e conquiste o seu lugar no mercado com o nosso curso.