Anterior

BACHAREL em ENFERMAGEM

Missão, Visão, Valores e Matriz Curricular.

Refletindo a seriedade do trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Ensino Profissionalizante do RN (CEPRN) há quase 20 anos em prol da capacitação e habilitação de profissionais da área da saúde, por meio da oferta de cursos profissionais técnicos, a Faculdade do Centro de Ensino Profissionalizante do RN (Faculdade CEPRN) terá por missão: Formar e educar profissionais qualificados de maneira integral, seguindo os princípios de ética, diversidade, dignidade, compromisso, profissionalismo, modernidade, inovação, sustentabilidade e excelência, proporcionando uma experiência educacional superior pautada na evolução da ciência e da tecnologia.

Promover espaços pedagógicos de sensibilização de toda a comunidade acadêmica quanto à importância da avaliação institucional; • Constituir uma metodologia que crie e reforce a cultura de avaliação e autoavaliação como parte do processo de aprendizagem, para melhoria do ensino e da qualidade dos serviços prestados pela Instituição; • Coletar e analisar os dados de forma fidedigna, a fim de promover caminhos para um melhor planejamento e desenvolvimento institucional; • Criar e recriar instrumentos de avaliação que possam auxiliar na coleta de dados, facilitando à elaboração de resultados que sejam compreensíveis e acessíveis a toda a comunidade; • Promover o diálogo com a sociedade civil, tendo nesta uma parceira no processo de avaliação da instituição, criando assim um espaço de visibilidade da Faculdade CEPRN no meio em que está inserida; • Publicar sistematicamente os resultados avaliativos em meios de informação como: murais, sites, jornais, boletins informativos; • Criar um boletim informativo no site da Instituição para informação dos trabalhos realizados pela CPA.

O trabalho a ser desenvolvido pela Faculdade CEPRN se fundamentará em valores como:

– Ética: Porque constitui um imperativo, um dever, uma exigência moral a ser difundida rumo à transformação onmilateral para uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa;

– Diversidade: Porque contempla a qualidade do que é diverso, religando diferenças e semelhanças que definem as pessoas, tornando-as únicas em relação à etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade;

– Dignidade: Porque garante uma existência humana mais adequada, virtuosa, honrada em termos materiais e espirituais, digna, essência de humanidade;

– Compromisso: Porque contempla o pluralismo da justificação, articulando argumentos aos quais as pessoas recorrem quando colocados em situação de desafios ou conflitos;

– Profissionalismo: Porque valoriza a filosofia do trabalho, uma concepção ética do ofício, visando constantemente a excelência, a marca registrada de grandes nomes e organizações de sucesso;

– Modernidade: Porque considera as caracterizas da realidade espacial, social, cultural e econômica do período atual vigente, sem desconsiderar relações, instituições e identidades mais fixas e duradouras;

– Inovação: Porque implementa ideias ou melhorias que geram valores para os negócios, constituindo-se numa razão fulcral para o desenvolvimento social pela educação;

– Sustentabilidade: Porque compreende o desenvolvimento econômico contemporâneo alicerçado na valorização da natureza, difundindo meios de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer gerações futuras;

– Excelência: Porque almeja à ideia de melhor, constituindo-se, portanto, numa busca permanente em tudo o que fazemos.

Nome do Docente Titulação
Amanda Barbosa da Silva Oliveira Oliveira Doutora
Eliabe Rodrigues de Medeiros Doutor
Emmanuel Lievio de Lima Veras Doutor
Fernanda Belmiro de Andrade Mestre
Flávia Barreto Tavares Chiavone Doutora
Franklin Learcton Bezerra de Oliveira Doutor
Glauber Weder dos Santos Silva Doutor
Heloiza Talita Adriano da Silva Mestre
Isabelle Christine Marinho de Oliveira Doutora
Juliane Rangel Dantas Doutora
Manacés dos Santos Bezerril Doutor
Myrna Marques Lopes Mestre
Romeika Carla Ferreira de Sena Doutora
Silvia Kalyma Paiva Lucena Doutora
Tatiana Maria Nóbrega Elias Doutora

 

SEMESTRE UNIDADE CURRICULAR DISTRIBUIÇÃO DAS CARGAS HORÁRIAS (CH) CH TOTAL
CH TEÓRICA CH PRÁTICA CH EXTEN-SÃO CH TC CH ECS
1 Fundamentos da Educação 60         60
Filosofia da Educação 60         60
Introdução à Pedagogia 40 20       60
Políticas Públicas em Educação 40 20       60
Aspectos Socioantropológicos da Educação 60         60
Estágio Curricular Supervisionado I (Observação)   0     40 40
Atividades Acadêmicas de Extensão I     40     40
SUBTOTAL 260 40 40  0 40  380
2 Ciências Ambientais e Sustentabilidade 40         40
Leitura e Produção de Textos Científicos 30 10       40
Psicologia da Aprendizagem 40         40
Língua Brasileira de Sinais – Libras 30 30       60
História da Educação 20 20       40
Inteligência Emocional 40         40
Organização e Legislação da Educação 40 20       60
Atividades Acadêmicas de Extensão II     40     40
SUBTOTAL 240 80 40  0  0 360
3 Didática Geral e Formação Docente 40 20       60
Metodologia da Pesquisa Científica em Educação 40         40
Estudos Psicossociais sobre a Educação Infantil 60         60
Alfabetização e Letramento 40 20       60
Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos Inovadores 40 20       60
Educação Infantil: Organização e Práticas Educativas 40 20       60
Estágio Curricular Supervisionado II (Observação)         60 60
Atividades Acadêmicas de Extensão III     40     40
SUBTOTAL 260 80 40 60  440
4 Educação Popular: Fundamentos e Métodos 40         40
Filosofia e Ética  40         40
Metodologia do Ensino da Matemática 40 20       60
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 40 20       60
Psicomotricidade e Aprendizagem 40 20       60
Práticas Pedagógicas Integradoras I   60       60
Atividades Acadêmicas de Extensão IV     40     40
SUBTOTAL 200 120 40  0  0 360
5 Avaliação Educacional e da Aprendizagem 40 20       60
Metodologia do Ensino de História 40 20       60
Metodologia do Ensino de Ciências 40 20       60
Metodologia do Ensino de Geografia 40 20       60
Estágio Curricular Supervisionado III (Docência na Educação Infantil)         100 100
Atividades Acadêmicas de Extensão V     40     40
Eletiva I 40         40
SUBTOTAL 200 80 40  0 100 420
6 Educação Especial e Inclusiva: Teoria e Prática 20 20       40
Literatura Infantil e Pedagogia da Recreação e Lazer 60         60
Educação em Direitos Humanos 20 20       40
Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Métodos 40 20       60
Gestão Educacional 20 20       40
Práticas Pedagógicas Integradoras II   60       60
Atividades Acadêmicas de Extensão VI     40     40
SUBTOTAL 160 140 40  0 0 340
  Optativa I* [40]         [40]
7 Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas aplicadas à Aprendizagem 40 20       60
Metodologia do Ensino da Arte 40 20       60
Trabalho de Curso I       40   40
Estágio Curricular Supervisionado IV (Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental)         100 100
Atividades Acadêmicas de Extensão VII     40     40
Eletiva II 40         40
SUBTOTAL 120 40 40 40 100 340
8 Educação das Relações Étnicos Raciais 40 20       60
Cultura Organizacional e Educação 40 20       60
Andragogia e Educação Profissional 40         40
Tópicos Especiais em Educação 40         40
Práticas Pedagógicas Integradoras III   60       60
Trabalho de Curso II       40   40
Estágio Curricular Supervisionado V (Educação Especial e Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos – EJA)         100 100
Atividades Acadêmicas de Extensão VIII     40     40
SUBTOTAL 160 100 40 40 100 440
Optativa II* [40]         [40]
Atividades Complementares Teórico-Práticas** 120 120
CH TOTAL 1.600 680 320 80 400 3.200