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As políticas e ações voltadas para os egressos da Faculdade do Centro de Ensino Profissionalizante do RN (Faculdade CEPRN) estão integradas ao Programa de Acompanhamento de Egressos, que tem como objetivo promover uma avaliação contínua das condições de oferta dos cursos da instituição. Esse programa busca garantir a formação de profissionais preparados para se inserir no mercado de trabalho. Assim, o Programa de Acompanhamento de Egressos se estabelece como uma ferramenta e uma fonte de dados e informações importante para o processo de autoavaliação contínua da Faculdade CEPRN. Por meio do contato com o egresso, torna-se possível mapear e construir indicadores a partir das informações coletadas. 

 

Esses indicadores permitem uma análise aprofundada da qualidade efetiva dos cursos e de sua repercussão tanto no mercado quanto na sociedade. Além disso, as informações obtidas servem como importantes parâmetros para o aprimoramento dos cursos e para o desenvolvimento qualitativo da oferta educacional da IES. O Programa de Acompanhamento de Egressos coleta dados sobre a inserção dos egressos no mercado de trabalho, monitorando também as mudanças e demandas do mercado. Esse acompanhamento visa fornecer subsídios aos responsáveis pelos cursos para a revisão e organização das propostas de formação, com o objetivo de capacitar profissionais cada vez mais qualificados para o exercício de suas funções. 

 

A Faculdade CEPRN reconhece que, em relação ao conceito de egresso, há uma compreensão de diferentes categorias, ou seja, qualidades que definem o que é ser um egresso. Para esclarecer, partimos da definição proposta pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, que define egresso como aquele 1. “que saiu, que se afastou”; 2. “que deixou de fazer parte de uma comunidade”. Dessa forma, identificamos a existência de distintas categorias de egressos, que são: a) Concluíram todas as disciplinas do currículo de um curso e colaram grau, sendo então portadores de diplomas por esta IES. b) Aqueles que se transferiram para outras instituições de ensino superior. c) Aqueles que desistiram dos seus cursos, que evadiram ou abandonaram a IES. Av. Rio Branco, 840 – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-001 | Telefone: (84) 3201-5515 | www.ceprn.com.br d) Aqueles que ultrapassaram os limites de tempo para a conclusão de seu curso, que jubilaram na IES. Resumidamente consideram, aqueles que discutem o tema, a existência de quatro categorias de egressos que são: os diplomados, os transferidos, os desistentes e os jubilados. Para esta IES é importante ter o conhecimento e reconhecimento destes como egressos por deixarem de pertencer, em determinado momento e situação, ao quadro acadêmico ou de formados pela Faculdade CEPRN. 

 

O Programa de Acompanhamento de Egressos tem o caráter de integração de saberes acadêmicos com as necessidades dos cenários sociais. Através do programa é possível realizar estudos para detecção de novas demandas profissionais na região em que está instalada a Faculdade CEPRN. Por meio desta política será avaliada a situação de integração de saberes e práticas gestadas inicialmente na academia e como se relacionam na rede de conhecimentos entre empresa, IES e sociedade, ou seja, na formação e na qualificação dos profissionais. De forma sintética pode-se, através de vários mecanismos de coleta de dados, identificar a necessidade de novos perfis de profissionais como também a adequação da oferta de cursos. Segundo Pena et al. (1999), o acompanhamento de egressos constitui, pois, uma forma de avaliar os resultados de uma instituição, e a partir disso, introduzir modificações na entrada de alunos em uma escola ao longo de toda a sua permanência nela e inserir melhorias contínuas no processo de ensino. (Pena, 1999, p. 6).